Halloween: Produção de texto narrativo
Essa atividade é indicada para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a compreensão dos elementos que compõe uma narrativa.
Antes de pedir que produzam um texto narrativo é essencial que apresente aos estudantes textos do mesmo tipo, produzidos por outros autores diferentes, para que realizem uma comparação e identifiquem os elementos em comum como a presença de narrador, seja observador ou personagem, personagens, espaço e tempo onde se passa a história, conflito gerador e clímax, e por fim, o desfecho.
Faça a interpretação de várias narrativas e identifiquem estes elementos citados. Uma dica, o vídeo "A narrativa e seus elementos" do canal MultiRio no Youtube, explica de forma bem interativa e divertida os elementos da narrativa, com exemplos com o tema de contos de terror. Super recomendo!
Só após isso é que peça que os alunos produzam suas narrativas e questione se todos os elementos estão presentes. Para incentivá-los ainda mais, revise os texto e faça uma exposição em que os alunos da sala faça a leitura de seus contos durante os intervalos dos outros alunos da escola. Como se fosse uma roda de leitura de terror dirigida pelos seus próprios alunos.
Sugestão para o Halloween: "Divertida Mente 2"
Riley chegou à adolescência e, com isso, surgem novas emoções como Ansiedade, Vergonha e Tédio. No livro "Divertida Mente 2", descubra como as emoções tentam conviver em harmonia em meio a todas essas mudanças!
Este livro é perfeito para crianças, educadores e pais, trazendo uma história divertida e educativa que conecta com o Halloween de forma leve e mágica.
Ao comprar através deste link, você também estará nos ajudando a continuar oferecendo atividades e recursos gratuitos. Agradecemos muito pelo seu apoio!
HABILIDADES:
EF35LP25- Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
EF35LP26- Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
EF35LP29- Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Explore a História do Halloween com Seus Alunos! 🎃👻
Não perca o nosso vídeo educativo sobre o Halloween, perfeito para crianças. Descubra a fascinante história por trás dessa celebração e divirta-se com uma parlenda assustadoramente engraçada. Compartilhe esse conteúdo educativo com seus alunos e enriqueça suas aulas com o espírito do Halloween! 🧙♂️🕷️
Inscreva-se no nosso canal para acessar mais vídeos educativos e atividades pedagógicas gratuitas que tornarão o aprendizado ainda mais divertido. Seus alunos vão adorar! 📚🎉
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)