Halloween: Produção de texto narrativo

atividade dia das bruxas-produção de texto narrativo

Essa atividade é indicada para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a compreensão dos elementos que compõe uma narrativa.

Antes de pedir que produzam um texto narrativo é essencial que apresente aos estudantes textos do mesmo tipo, produzidos por outros autores diferentes, para que realizem uma comparação e identifiquem os elementos em comum como a presença de narrador, seja observador ou personagem, personagens, espaço e tempo onde se passa a história, conflito gerador e clímax, e por fim, o desfecho.

Faça a interpretação de várias narrativas e identifiquem estes elementos citados. Uma dica, o vídeo "A narrativa e seus elementos" do canal MultiRio no Youtube, explica de forma bem interativa e divertida os elementos da narrativa, com exemplos com o tema de contos de terror. Super recomendo!

Só após isso é que peça que os alunos produzam suas narrativas e questione se todos os elementos estão presentes. Para incentivá-los ainda mais, revise os texto e faça uma exposição em que os alunos da sala faça a leitura de seus contos durante os intervalos dos outros alunos da escola. Como se fosse uma roda de leitura de terror dirigida pelos seus próprios alunos.

Sugestão para o Halloween: "Divertida Mente 2"

Riley chegou à adolescência e, com isso, surgem novas emoções como Ansiedade, Vergonha e Tédio. No livro "Divertida Mente 2", descubra como as emoções tentam conviver em harmonia em meio a todas essas mudanças!

Este livro é perfeito para crianças, educadores e pais, trazendo uma história divertida e educativa que conecta com o Halloween de forma leve e mágica.

Ao comprar através deste link, você também estará nos ajudando a continuar oferecendo atividades e recursos gratuitos. Agradecemos muito pelo seu apoio!

HABILIDADES:

EF35LP25- Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF35LP26- Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF35LP29- Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Explore a História do Halloween com Seus Alunos! 🎃👻

Não perca o nosso vídeo educativo sobre o Halloween, perfeito para crianças. Descubra a fascinante história por trás dessa celebração e divirta-se com uma parlenda assustadoramente engraçada. Compartilhe esse conteúdo educativo com seus alunos e enriqueça suas aulas com o espírito do Halloween! 🧙‍♂️🕷️

Inscreva-se no nosso canal para acessar mais vídeos educativos e atividades pedagógicas gratuitas que tornarão o aprendizado ainda mais divertido. Seus alunos vão adorar! 📚🎉

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade